CHBM vai requalificar bloco de partos

A Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai sofrer obras de requalificação, no seguimento da candidatura efetuada ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O investimento atribuído, que será na ordem dos 900 mil euros, será utilizado para aquisição de equipamentos e intervenção em infraestruturas.

Durante este período, que se estima de três meses, a Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos irá funcionar no piso 5 em instalações próprias, a partir das 8 horas do dia 6 de julho, garantindo a prestação de cuidados com segurança clínica a todas as utentes.

Segundo o CHBM, a atual estrutura da Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos resultou de obras muito significativas realizadas em 2001, nas quais se incrementou de forma significativa toda a capacidade instalada à data, passando de duas salas de partos para as atuais sete boxes de parto individualizadas; mais duas salas de Bloco Operatório para cirurgia Obstétrica e Ginecológica; Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos e toda a restante estrutura adaptada às exigências de segurança, qualidade, humanismo e respeito pela individualidade/especificidade da missão a que se destina.

“Agora este investimento representa uma nova oportunidade de atualização e renovação; melhoria na qualidade da prestação de cuidados de saúde e na segurança das utentes; mais conforto e cuidados humanizados”, frisou a diretora do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia e da Urgência Obstétrica e Ginecológica, Ana Paula Lopes, acrescentando que “vai também melhorar as condições de trabalho para todos os profissionais, permitindo desta forma proporcionar a retenção/captação de profissionais de saúde para as áreas clínicas envolvidas”.

O serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica/Bloco de Partos dá resposta às utentes que se deslocam ao CHBM em situação de urgência, quer do foro ginecológico, quer obstétrico. Dispõe de apoio de Anestesia dedicado 24 horas por dia, para realização de todas as analgesias/anestesias necessárias; apoio de Pediatra para todos os partos distócicos 24 horas por dia; equipas de enfermagem com elevada percentagem de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica; existência de salas operatórias dedicadas no espaço físico do serviço; proximidade do Bloco Operatório Central e da Unidade de Cuidados Intensivos; e serviços de apoio em permanência e proximidade de Imunohemoterapia, Imagiologia e Patologia Clínica.

O CHBM destacou ainda que, ao longo do ano de 2022, o Serviço registou o nascimento de 1 603 bebés, mais 178 do que em 2021. Realizou, ainda, 8 621 consultas médicas (3 914 de Obstetrícia e 4 707 de Ginecologia), 9 573 consultas de enfermagem (7 280 consultas de Obstetrícia e 2 293 de Ginecologia), 3 338 CTG, 1 298 ecografias e 51 amniocenteses.

Recommended Posts