Sobre nós
Mensagem do Presidente
Em 30 de Setembro do corrente ano, decorreu a eleição para os membros da Assembleia-Geral, da Direção e do Conselho Fiscal e de Disciplina.
Em nome dos membros eleitos, a Direção da ATEHP, cumprimenta todos os Associados e, de um modo especial, aqueles que, com a sua participação presencial ou através de videoconferência, permitiram realizar e dignificar este ato eleitoral.
Este novo ciclo, ao pretender retomar a atividade plena da Associação, deseja o contributo de todos, entendendo-se como primordial, uma maior participação em todas as realizações promovidas pela ATEHP.
Cabe aqui realçar, o enorme contributo da Direção anterior, cujo brilhante desempenho, se consubstanciou num aumento significativo de atividades, não obstante o contexto muito difícil, em que a mesma desenvolveu o seu mandato.
É com uma palavra de esperança, por todos almejada, que esta equipa hoje se Vos dirige, tendo por norte, apenas e só, um melhor futuro, no qual se enquadrem os Técnicos de Engenharia Hospitalar, em prol de um melhor SNS.
Atenciosamente,
António de Oliveira Ribeiro
História
A ATEHP foi constituída em 8 de Junho de 1984, por escritura pública, realizada em Coimbra, onde se encontra a sede da associação.
Na altura da constituição todos os associados pertenciam aos quadros dos hospitais portugueses.
Após a realização de um processo de revisão estatutária, que culminou com a realização de escritura em 23 de Abril de 1993, a ATEHP veio integrar no seu seio, bacharéis e licenciados em engenharia que desempenham funções não só nos hospitais, mas em todos os organismos públicos ou privados com ligações às instalações e equipamentos de saúde (IES).
Integrou igualmente, como associados colectivos, empresas e organismos que actuam nas IES.
Os estatutos foram novamente alterados e aprovados em Assembleia Geral Extraordinária no dia 15 de Outubro de 1999, passando a integrar arquitectos ao serviço da engenharia da saúde portuguesa.
Em 11 de Abril de 2014, procedeu-se em Assembleia Geral à aprovação da última alteração estatutária, introduzindo-se entre outras novas disposições, a possibilidade de acolher na ATEHP, como Associados, pessoas que não pertençam aos grupos profissionais de Engenharia e Arquitetura, mas possuam graus académicos idênticos ou equiparados e com desempenho de funções ligadas à Engenharia de Saúde.
Passou igualmente a estar previsto nos atuais Estatutos a existência de 2 órgãos consultivos de apoio à Direção, nomeadamente o Conselho Consultivo e o Conselho Geral.
Missão
Representar, defender e harmonizar os seus associados, dentro da diversidade de interesses que contêm.
Alargar o número de associados individuais e colectivos, fomentando a actividade dos sectores e reforçando a sua ligação às universidades.
Manter frequentes contactos institucionais com órgãos de cúpula do Ministério da Saúde, de modo a manter uma palavra interveniente em tudo o que diga respeito às instalações e equipamentos de saúde.
Explorar novas colaborações e sinergias com todas as entidades públicas ou privadas no âmbito nacional ou internacional.
Objetivos
Defender os interesses profissionais, sociais e culturais dos seus associados, promovendo a sua imagem a nível nacional e internacional;
Participar na criação de condições para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e afirmar a associação como parceiro social reconhecido na área;
Promover e colaborar na realização de acções de formação abertas a todos os técnicos de saúde e às empresas e organismos, facilitando uma abordagem multifacetada e pluridisciplinar dos temas;
Promover acções de convívio e solidariedade entre os seus associados;
Manter actividade editorial de carácter informativo e formativo;
Estabelecer contatos privilegiados com os colegas e instituições das instalações e equipamentos de saúde;
Fomentar e facilitar as relações inter associativas com congeneres de outros países, com especial ênfase da União Europeia.