Sobre nós

Mensagem do Presidente

Em 30 de Setembro do corrente ano, decorreu a eleição para os membros da Assembleia-Geral, da Direção e do Conselho Fiscal e de Disciplina.

Em nome dos membros eleitos, a Direção da ATEHP, cumprimenta todos os Associados e, de um modo especial, aqueles que, com a sua participação presencial ou através de videoconferência, permitiram realizar e dignificar este ato eleitoral.

Este novo ciclo, ao pretender retomar a atividade plena da Associação, deseja o contributo de todos, entendendo-se como primordial, uma maior participação em todas as realizações promovidas pela ATEHP.

Cabe aqui realçar, o enorme contributo da Direção anterior, cujo brilhante desempenho, se consubstanciou num aumento significativo de atividades, não obstante o contexto muito difícil, em que a mesma desenvolveu o seu mandato.

É com uma palavra de esperança, por todos almejada, que esta equipa hoje se Vos dirige, tendo por norte, apenas e só, um melhor futuro, no qual se enquadrem os Técnicos de Engenharia Hospitalar, em prol de um melhor SNS.

Atenciosamente,

António de Oliveira Ribeiro

História

ATEHP foi constituída em 8 de Junho de 1984, por escritura pública, realizada em Coimbra, onde se encontra a sede da associação.

Na altura da constituição todos os associados pertenciam aos quadros dos hospitais portugueses.

Após a realização de um processo de revisão estatutária, que culminou com a realização de escritura em 23 de Abril de 1993, a ATEHP veio integrar no seu seio, bacharéis e licenciados em engenharia que desempenham funções não só nos hospitais, mas em todos os organismos públicos ou privados com ligações às instalações e equipamentos de saúde (IES).

Integrou igualmente, como associados colectivos, empresas e organismos que actuam nas IES.

Os estatutos foram novamente alterados e aprovados em Assembleia Geral Extraordinária no dia 15 de Outubro de 1999, passando a integrar arquitectos ao serviço da engenharia da saúde portuguesa.

Em 11 de Abril de 2014, procedeu-se em Assembleia Geral à aprovação da última alteração estatutária, introduzindo-se entre outras novas disposições, a possibilidade de acolher na ATEHP, como Associados,  pessoas que não pertençam aos grupos profissionais de Engenharia e Arquitetura, mas possuam graus académicos idênticos ou equiparados e com desempenho de funções ligadas à Engenharia de Saúde.

Passou igualmente a estar previsto nos atuais Estatutos a existência de 2 órgãos consultivos de apoio à Direção, nomeadamente o Conselho Consultivo e o Conselho Geral.

Missão

Representar, defender e harmonizar os seus associados, dentro da diversidade de interesses que contêm.

Alargar o número de associados individuais e colectivos, fomentando a actividade dos sectores e reforçando a sua ligação às universidades.

Manter frequentes contactos institucionais com órgãos de cúpula do Ministério da Saúde, de modo a manter uma palavra interveniente em tudo o que diga respeito às instalações e equipamentos de saúde.

Explorar novas colaborações e sinergias com todas as entidades públicas ou privadas no âmbito nacional ou internacional.

Objetivos

Defender os interesses profissionais, sociais e culturais dos seus associados, promovendo a sua imagem a nível nacional e internacional;

Participar na criação de condições para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e afirmar a associação como parceiro social reconhecido na área;

Promover e colaborar na realização de acções de formação abertas a todos os técnicos de saúde e às empresas e organismos, facilitando uma abordagem multifacetada e pluridisciplinar dos temas;

Promover acções de convívio e solidariedade entre os seus associados;

Manter actividade editorial de carácter informativo e formativo;

Estabelecer contatos privilegiados com os colegas e instituições das instalações e equipamentos de saúde;

Fomentar e facilitar as relações inter associativas com congeneres de outros países, com especial ênfase da União Europeia.

Objetivos

Defender os interesses profissionais, sociais e culturais dos seus associados, promovendo a sua imagem a nível nacional e internacional; Participar na criação de condições para a prestação de cuidados de saúde de qualidade e afirmar a associação como parceiro social reconhecido na área; Promover e colaborar na realização de acções de formação abertas a todos os técnicos de saúde e às empresas e organismos, facilitando uma abordagem multifacetada e pluridisciplinar dos temas; Promover acções de convívio e solidariedade entre os seus associados; Manter actividade editorial de carácter informativo e formativo; Estabelecer contatos privilegiados com os colegas e instituições das instalações e equipamentos de saúde; Fomentar e facilitar as relações inter associativas com congeneres de outros países, com especial ênfase da União Europeia.

entre em contacto connosco 

contactos

Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses

Entre em contacto connosco

Notícias & Eventos

maio

16mai16:0018:00Webinar Inovação: “Novas Tecnologias e Soluções para as infraestruturas de iluminação na área hospitalar”

junho

Sem eventos

julho

Sem eventos