USF Cardilium em Torres Novas vai ter novas instalações por 2ME

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Cardilium, que integra a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), vai ter novas instalações, num investimento previsto de cerca de dois milhões de euros, financiados a cem por cento por fundos comunitários.

O auto de consignação da empreitada de construção foi assinado pela Câmara Municipal de Torres Novas, com as obras a terem início este mês e um prazo de execução de 550 dias.

A nova USF ficará localizada na Avenida Xanana Gusmão, junto ao Hospital Rainha Santa Isabel, com uma capacidade prevista para 14 mil utentes, com o projeto a envolver uma parceria tripartida.

A Câmara de Torres Novas vai ceder o terreno para instalação da Unidade de Saúde Familiar, responsabilizando-se pelas obras, enquanto a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) equipará a unidade, assegurando a ULS Médio Tejo o funcionamento quotidiano da USF.

“É uma USF que vai ficar muito bem localizada, muito perto do hospital de Torres Novas, e que vem reforçar a assistência médica no concelho, dispondo de condições modernas que permitem também melhorar a eficácia” do serviço, disse o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, citado em comunicado.

A autarquia informou que o edifício terá uma ala dupla de gabinetes de observação e consulta e uma ala simples de um corredor que dará acesso a gabinetes e salas de tratamento, estando asseguradas as “exigências de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada” e tem “soluções passivas para responder a condições de conforto térmico, iluminação e eficiência energética”.

Para o presidente do conselho de administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, “a concretização das novas instalações da USF Cardilium vai possibilitar a melhoria do acesso dos utentes aos cuidados de saúde, bem como melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”.

Casimiro Ramos destacou ainda que este investimento “vai criar condições para que as equipas possam alargar a equipa de profissionais no futuro, dado que nas atuais instalações funcionam atualmente duas USF e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Torres Novas”.

A nova USF fica próxima de transportes, comércio e serviços, enquanto irá “contribuir para a revitalização e dinamização da vida urbana de Torres Novas e para a obtenção de ganhos em saúde pela população de Assentis, Brogueira, Chancelaria, Pedrógão, União das Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira, União das Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago – cerca de 14 mil pessoas”, indicou o município.

No que diz respeito ao estacionamento, encontra-se prevista uma capacidade de 67 lugares, sendo três afetos a pessoas com mobilidade condicionada e dois estacionamentos reservados exclusivamente a ambulâncias, além de um lugar para paragem nas manobras de carga e descarga de pacientes.

Recommended Posts