O Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do São João foi alvo de obras de requalificação, cujo projeto de renovação e modernização teve como objetivo a melhoria da capacidade e qualidade assistencial dos blocos de partos.
Esta intervenção permitiu dotar as salas de parto com maior área, renovar a sala de OBS (Observação) que recebe utentes com patologia ginecológica e obstétrica, bem como as áreas de trabalho dos profissionais. Além disso, a intervenção passou também pela aquisição de novos equipamentos, dotando todas as salas de parto com um reanimador de recém-nascido de última geração.
Assim, esta requalificação contempla a melhoria e o aumento das antigas instalações quer em área útil do serviço, quer em número de salas de parto, mantendo-se o número de salas de Bloco Operatório.
“Logo após a admissão da grávida em trabalho de parto no Serviço de Urgência, é lhe atribuído um quarto individual, equipado com meios audiovisuais, onde nascerá o seu bebé, o que atribui maior privacidade para a grávida e acompanhante, num momento tão único das suas vidas”, explicou a diretora do serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia, Elsa Calado, citada em comunicado.
De acordo com a ULS de São João, a intervenção visou a melhoria de uma área médico-cirúrgica que garante todas as condições de qualidade e segurança para as utentes, recém-nascidos e profissionais, contribuindo para uma maior humanização dos cuidados prestados.
“A par da qualidade clínica assistencial, é possível proporcionar novos espaços com melhor funcionalidade e conforto”, acrescentou Elsa Calado.