A Saúde no litoral alentejano desenvolveu uma solução digital inovadora para Gestão de Doentes Crónicos Complexos através do Programa Gestão de Caso.
Distinguido com o prémio Top Health Award, este programa tem como objetivo a melhoria da eficiência das unidades de saúde e um acompanhamento mais proativo de Doentes Crónicos Complexos.
Em parceria com a Inetum a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano desenvolveu um projeto digital, implementado em 2016, no sentido de otimizar o acompanhamento de Doentes Crónicos Complexos. Esta iniciativa resultou na distinção do programa Gestão de Caso com o prémio Top Health Award, na categoria de Integração de Cuidados.
O sistema permite uniformizar a prática clínica do seguimento destes utentes, melhorar a comunicação entre os diversos intervenientes e ter informação centralizada de gestão do programa. Possibilita ainda que todos os profissionais de saúde da ULSLA referenciem utentes para o programa de Gestão de Caso de forma mais simples e integrada.
O programa tem ainda uma WebApp para os utentes, permitindo que os mesmos tenham acesso a informações como: o acompanhamento das consultas, dos atos agendados, do plano de toma de medicação, do plano individual de cuidados, entre outros. Desta forma promove-se uma maior adesão do utente ao plano de cuidados e maior orientação nos diversos agendamentos com o sistema de saúde.