Portugal e Angola assinam protocolo de formação de profissionais de saúde

Documento assinado no final de fevereiro visa capacitar 630 profissionais angolanos e fortalecer a cobertura universal de saúde em Angola

O acordo de capacitação entre os dois países foi formalizado pelas ministras da Saúde de ambos os países, Ana Paula Martins e Sílvia Paula Valentim Lutucuta, no âmbito do “Projeto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde em Angola”.

Conforme noticiou o Portal do SNS, o projeto abrange a formação de 200 médicos, 200 enfermeiros, 200 técnicos de diagnóstico e terapêutica, além de 30 técnicos de apoio hospitalar, nas áreas de saúde pública e cuidados assistenciais. Esta iniciativa, que se estenderá até 2028, faz parte da Estratégia de Cooperação Portuguesa 2030 e abrangerá as 21 províncias de Angola.

A colaboração entre os dois países incluirá programas de formação tanto em Angola, com o apoio de formadores portugueses, como em Portugal, onde os profissionais angolanos terão a oportunidade de aprimorar as suas competências em instituições de saúde de referência.

Este esforço conjunto simboliza a solidariedade e a cooperação entre os dois países, reforçando os laços históricos e culturais entre Portugal e Angola, enquanto contribui para o fortalecimento do sistema de saúde angolano e o desenvolvimento dos seus recursos humanos.

Recommended Posts