Novo mamógrafo na ULS Almada-Seixal permite diagnóstico mais preciso

No âmbito do plano de renovação e melhoramento tecnológico, o Hospital Garcia de Orta, da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, conta com um novo mamógrafo que permite um diagnóstico mais preciso do cancro da mama.

Este mamógrafo permite a realização de Tomossíntese (3D) de terceira geração e a realização de mamografia com contraste e biópsias guiadas por estereotaxia e tomobiópsia, garantindo uma qualidade de imagem superior, essencial para diagnósticos mais precisos.

Graças aos mais recentes algoritmos de Inteligência Artificial, o equipamento possui ferramentas que constituem um auxiliar na deteção de lesões mamárias e análise e distribuição da densidade mamária, referiu o Hospital Garcia de Orta em comunicado.

“A rapidez da aquisição das imagens, em conjunto com compressores específicos, adaptados à anatomia da mama, permite a redução da ansiedade e do desconforto associados a este tipo de exames, o que também se traduz numa mais-valia para as nossas utentes”, disse ainda o hospital.

Com foco na humanização dos cuidados e no bem-estar da mulher, todo o espaço da área da imagiologia mamária foi alvo de intervenção e remodelação, obtendo-se um espaço mais ergonómico e funcional, que permitirá, quando concluída a intervenção, a melhoria e otimização de fluxos de trabalho, bem como um aumento da privacidade e do conforto das utentes.

Neste âmbito, destaca-se o investimento realizado no terceiro trimestre de 2023, com a aquisição de um ecógrafo de alta-definição para mamografia, que, em conjunto com o novo mamógrafo, dota esta ULS de “um espaço de excelência dedicado à imagiologia mamária”.

De acordo com o Hospital Garcia de Orta, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, e em Portugal todos os anos são detetados cerca de sete mil novos casos.

Recommended Posts