A unidade de Vila Real da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) conta com um novo acelerador linear, tendo a inauguração do equipamento decorrido a 14 de março e contado com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
O novo acelerador linear representa um investimento de modernização do Hospital de Vila Real que ascende a cinco milhões de euros e que vai permitir reforçar os tratamentos de radioterapia no centro oncológico desta região. A aquisição foi financiada pelo Programa Norte 2020.
De acordo com o comunicado do Serviço Nacional de Saúde, o equipamento vai também permitir ampliar de forma muito significativa a capacidade de atendimento aos doentes com diferentes tipos de patologia oncológica, estimando-se que seja possível garantir um total de 15 mil tratamentos por ano.
Na cerimónia de inauguração deste segundo acelerador linear da ULSTMAD, o secretário de Estado da Saúde lembrou que este equipamento há muito tempo que era solicitado e que vai agora permitir tratar em proximidade, com qualidade, eficácia e mais rapidez um importante número de cidadãos.
Criada no início de janeiro, a ULSTMAD integra 59 unidades funcionais de cuidados de saúde primários, em 23 centros de saúde, que em conjunto com as três unidades hospitalares (Vila Real, Chaves e Lamego) dão resposta a uma população de cerca de 369 mil habitantes.