Novo acelerador linear do IPO Coimbra entrou em funcionamento

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra) passou a ter em funcionamento, a partir de 26 de janeiro, mais um acelerador linear.

Após a entrada em funcionamento de um primeiro acelerador linear em 2021, o IPO Coimbra fica agora capacitado com dois destes equipamentos, correspondentes a um investimento superior a 5,8 milhões de euros.

Desde o dia da sua receção, no passado dia 11 de setembro, este equipamento esteve em processo de testes de aceitação e controlo de qualidade, com o objetivo de o disponibilizar para o tratamento clínico, cumprindo todos os requisitos de qualidade e segurança.

Trata-se de um acelerador linear dotado de características tecnológicas e especificidades que permitirão realizar tratamentos com recurso a técnicas avançadas de radioterapia, sempre guiadas por imagem. Este equipamento permite, ainda, a realização de radioterapia com técnicas de sincronização respiratória.

Estes novos equipamentos permitem aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos doentes de toda a Região Centro, particularmente no que diz respeito à complexidade das técnicas de tratamento, com tradução quer na precisão, quer na segurança da radioterapia prescrita, garantindo a capacidade de tratamento de forma eficiente, clinicamente efetiva e de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica.

Recommended Posts