Hospital Distrital de Santarém cria Unidade de Pneumologia Oncológica

Os doentes com carcinoma do pulmão do Hospital Distrital de Santarém (HDS) terão ao seu dispor, a partir do dia 1 de outubro, uma Unidade de Pneumologia Oncológica que vai incluir, pela primeira vez em hospitais distritais, o tratamento cirúrgico do carcinoma do pulmão.

Segundo comunicado divulgado pelo HDS, com a contratação de cirurgiões torácicos será possível realizar o tratamento cirúrgico tanto de patologia maligna como benigna, o que irá aliviar o hospital de referência [Hospital de Santa Marta], o qual ficará reservado para os procedimentos mais complexos.

De acordo com o diretor clínico do HDS Paulo Sintra, desde há muito que o hospital desenvolve atividade diferenciada na área oncológica, conseguindo instalar em 2010 o Serviço de Radioterapia.

Segundo o mesmo responsável, a atividade oncológica deste hospital tem-se destacado tanto pelo número crescente de novos doentes – 1300 a 1400 novos doentes por ano –, como por se tratar de uma das mais dinâmicas entre os hospitais distritais, mas também, e essencialmente, pela qualidade.

“O desenvolvimento de áreas como o melanoma, oncologia hematológica, pneumologia oncológica, entre outras, tem beneficiado de uma estrutura articulada, desde o diagnóstico – que conta agora com um equipamento de ressonância magnética de última geração –, aos cuidados paliativos, cuja Unidade foi alargada com desenvolvimento de consulta de dor crónica, passando pelos tratamentos mais inovadores na área da quimioterapia e radioterapia”, sublinhou Paulo Sintra.

Recommended Posts