Hospital de Santa Marta tem nova sala de hemodinâmica

O Serviço de Cardiologia do Hospital de Santa Marta, inserido no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), tem em funcionamento, desde 30 de agosto, uma nova sala no Laboratório de Hemodinâmica, dedicada à Eletrofisiologia Cardíaca e Cirurgia Vascular.

O novo equipamento consiste num sistema de angiografia digital, com características e capacidade para dar resposta às solicitações no âmbito da diferenciação e da casuística da aritmologia e eletrofisiologia cardíaca.

Com este investimento, o CHULC aumenta a capacidade de resposta às necessidades atuais de controle das arritmias de grande importância epidemiológica, como a fibrilhação auricular e a morte súbita cardíaca, assim como situações de insuficiência cardíaca refratária, “contribuindo para a diminuição dos riscos de morte associados a este tipo de diagnósticos e da morbilidade, com consequências benéficas na esperança e qualidade de vida”, referiu o centro hospitalar em comunicado.

De acordo com o CHULC, esta nova sala do Laboratório de Hemodinâmica permitirá, também, o alargamento da capacidade de resposta da cardiologia de intervenção estrutural e intervenção percutânea cardiológica de adultos e pediátrica e terá um impacto significativo na produção global do Serviço de Cardiologia, em especial, na atividade dos Centros de Referência de Cardiologia de Intervenção Estrutural e Cardiopatias Congénitas.

O CHULC espera um acréscimo de cerca de 50 por cento da atividade anual do serviço, face à média registada nos últimos três anos.

Recommended Posts