A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga abriu esta semana uma nova unidade de angiografia no Hospital de Braga.
A nova instalação, com uma área de cerca de 200 m², encontra-se no quarto piso do hospital, estrategicamente posicionada perto da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos e da Enfermaria de Cardiologia.
Esta unidade está equipada com duas salas de angiografia de última geração e uma sala de recobro projetada para acomodar sete utentes e especialmente concebida para dar resposta aos doentes de ambulatório.
O novo espaço concentra as áreas de arritmologia e hemodinâmica num ambiente integrado, promovendo uma maior eficiência no atendimento e cuidados prestados aos pacientes.
Jorge Marques, Diretor do Serviço de Cardiologia da ULS Braga, sublinhou a importância deste desenvolvimento, afirmando em comunicado que “O desenvolvimento desta área é crucial para incrementar a atividade na intervenção cardiovascular percutânea, tanto na hemodinâmica como na arritmologia. Em paralelo com o início das atividades de Cirurgia cardiotorácica, esperamos em breve iniciar procedimentos de implantação de válvulas cardíacas via catéter, elevando o nosso Serviço de Cardiologia para o estatuto de centro de atendimento terciário”.
Este projeto representou um investimento de 2 milhões de euros, incluindo a construção e o equipamento da unidade. A inauguração formal da nova unidade está prevista para as próximas semanas.