O Grupo HPA Saúde tem um novo robot para cirurgia nas artroplastias do membro inferior, que permite o aperfeiçoamento da técnica operatória na prótese do joelho e, futuramente, na prótese da anca.
A primeira cirurgia robotizada de prótese do joelho realizou-se a 11 de abril, na Unidade de Gambelas, em Faro.
De acordo com o Grupo HPA Saúde, o robot utilizado conduz uma fresa inteligente com precisão infra milimétrica. “Controlado pelo cirurgião, reduz a possibilidade de erro e ajuda na colocação do implante, reproduzindo quase na totalidade o joelho original do doente”, lê-se em comunicado divulgado pelo grupo.
As artroplastias do joelho e da anca são, pelos seus excelentes resultados, dos procedimentos mais gratificantes para o doente e para o cirurgião ortopedista. Perfazem cerca de dez por cento das duas mil intervenções anuais realizadas pelo Grupo de Ortopedia (GO) do HPA e são há 12 anos uma das áreas onde o GO mais tem investido em termos técnicos e científicos.
O coordenador do GO HPA, João Paulo Sousa, disse acreditar que com esta opção tecnológica, “precisa e segura”, será possível conseguir melhorar os resultados clínicos e funcionais, nomeadamente reduzir o número de doentes insatisfeitos e, provavelmente, encurtar o tempo de internamento e de recuperação, permitindo um regresso mais seguro às atividades de vida diária, bem como aumentar a longevidade da prótese.