Celorico de Basto tem nova Unidade Avançada de reabilitação

A unidade destina-se à reabilitação de doentes que tiveram AVC ou que fizeram uma intervenção cirúrgica ortopédica.  

O serviço é direcionado à reabilitação de doentes que tiveram AVC ou que fizeram uma intervenção cirúrgica ortopédica, com a alta clínica, e contam com uma equipa composta por 15 enfermeiros, um fisiatra, dois fisioterapeutas, um terapeuta ocupacional, um terapeuta da fala e 10 assistentes operacionais.

De acordo com o portal do SNS, a unidade resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave e está ligada ao Hospital de Guimarães. Fica instalada no espaço desativado do antigo internamento do Centro de Saúde de Celorico de Basto e inicia a sua atividade com 19 camas (dez quartos), com possibilidade de expansão para 38 camas, ampliando os ganhos de eficiência operacional.

Há ainda a possibilidade de o projeto avançar para uma segunda fase em que será duplicado o número de camas e serão instalados modernos espaços de fisioterapia e ginásio.

Esta nova unidade de Reabilitação de Celorico de Basto foi inaugurada no dia 4 de dezembro e contou com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, e a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Recommended Posts