|
Vai decorrer no próximo dia 30 de novembro, em Cascais, o Seminário “Organização e Gestão da Manutenção Hospitalar”, organizado pela Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses (ATEHP).
O Seminário tem por objetivo a partilha de conhecimentos e experiências entre especialistas e utilizadores de alguns sistemas de informação de gestão de ativos em uso nos hospitais portugueses.
Esta gestão, que vai desde a manutenção até ao reinvestimento durante o ciclo de vida dos equipamentos e das instalações, apesar de representar uma parcela da despesa hospitalar bem inferior às despesas com pessoal e com medicamentos, assume valores que podem atingir 5% da despesa total.
Para além deste aspeto a importância da eficiente e eficaz gestão de ativos impõe-se pelo seu impacto na disponibilidade operacional e segurança das instalações e dos equipamentos na prestação dos cuidados hospitalares.
Apesar disto, a utilização na gestão dos SIE de ferramentas informáticas é ainda limitada nos hospitais portugueses, pelo que é indispensável demonstrar às Administrações e à Tutela os ganhos obtidos com este investimento.
O Seminário destina-se a todos os Profissionais de Saúde interessados nos aspetos técnicos e na gestão da manutenção dos ativos hospitalares, não só os engenheiros mas também os seus utilizadores, tais como, médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde e muito particularmente os gestores e administradores hospitalares. Data limite de inscrição: 27 de novembro de 2012
SECRETARIADO: A.T.E.H.P.- Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses Sandra Rua Tel: 217 805 236 E-mail:sandra.rua@chln.min-saude.pt
créditos imagens: Salvatore Vuono/Freedigitalphotos.net
p> |