O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Alto Ave, em Guimarães recebeu certificação na vertente da formação, por parte da prestigiada European Union of Medical Specialists (UEMS). A certificação das boas práticas na formação traduz-se no reconhecimento de que este Serviço tem os seus padrões de formação ao nível máximo da União Europeia, para formar e acompanhar internos desta especialidade ou ministrar formação contínua a médicos especialistas.
Esta certificação é o resultado do trabalho das equipas deste serviço de Gastrenterologia nos últimos anos, que têm procurado reunir todas as condições de exigência da UEMS, estabelecer práticas de atuação e normas de qualidade que cumpram todas os requisitos da União Europeia.
“As áreas clínica e endoscópica são particularmente fortes no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Alto Ave, em Guimarães. A qualidade da formação é elevada e os médicos têm uma vasta experiencia em doenças gastrointestinais e do fígado”, refere o Professor Nurdan Tozun, responsável pelo Comité de Reconhecimento e Formação do EBGH/ UEMS.
O Centro Hospitalar do Alto Ave – Guimarães recebe assim uma certificação que, até á data era exclusiva, em Portugal, do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. “Num momento em que o Serviço Nacional de Saúde está confrontado com uma situação de crise económica e com algumas más notícias decorrentes de um certo desânimo, esta certificação vem confirmar que a qualidade pode e deve ser perseguida porque as metas da excelência podem ser atingidas”, refere José Cotter, Chefe do Serviço de Gastrenterologia.
A UEMS representa mais de 1,6 milhões de especialistas médicos em todas as especialidades diferentes. Tem fortes ligações e relações com instituições europeias (Comissão e Parlamento) e com Organizações médicas independentes, no espaço europeu.
A União Europeia não tem poder para unificar a formação e o treino médico, mas os profissionais da medicina podem atuar de forma concertada como um corpo europeu para harmonizar as diferenças e assegurar padrões de ensino por toda a União Europeia.
p> |