A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de lançar o mCarat - uma aplicação móvel para Android que reúne uma série de ferramentas úteis para doentes com asma.
Esta aplicação baseia-se numa versão para telemóvel do CARAT (Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test) - um questionário que avalia de forma rápida e eficaz o estado de controlo da asma e rinite. O CARAT foi desenvolvido por uma equipa nacional liderada pela FMUP e já está disponível em mais de 12 países.
“Com esta aplicação, os doentes poderão manter um registo de todos os eventos relacionados com a asma e a rinite, desde definir alarmes que o avisem sempre que for necessário tomar a medicação ou lembrar outras tarefas como consultas médicas, passando pelo registo de toda a informação clínica, até ao acesso a informação e notícias sobre asma e rinite”, explica João Fonseca, investigador da FMUP e coordenador do projeto.
O especialista em imunoalergologia destaca que, para um asmático, uma ferramenta deste género é muito mais do que uma agenda ou diário electrónico. “Para os asmáticos a gestão e o controlo da doença são fundamentais. Deles depende o seu bem-estar, a sua saúde”.
A aplicação foi desenvolvida no CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação na Saúde da FMUP, e parcialmente financiada pelo projeto de doenças respiratórias crónicas do programa Harvard Medical School Portugal. Os questionários realizados no mCarat são sincronizados com o site do CARAT ( http://caratnetwork.org), onde o utilizador pode partilhar os resultados com o médico ou imprimi-los para os levar para uma consulta, por exemplo.
O mCarat está disponível gratuitamente, em português e em inglês, no Android Market. Os investigadores estão já a ser desenvolver uma versão para iPhone, que em breve estará disponível na App Store.
p> |