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ERS recebeu mais de 8 mil queixas no ano de 2011
23/02/12
A Entidade Reguladora da Saúde já divulgou o relatório anual sobre o “Sistema de Gestão de Reclamações” referente ao ano de 2011. Em termos gerais no ano passado, as queixas apresentadas pelos portugueses sobre os serviços de saúde atingiram um total de 8191.
ERS recebeu mais de 8 mil queixas no ano de 2011 Face ao ano anterior, o aumento não foi muito significativo mas as exposições mais do duplicaram, tendo passado de 98 para 205.

Em 2011, A ERS teve de avaliar, em média, cerca de 23 reclamações e exposições por dia. Um quinto destas queixas prende-se com tempos de espera superiores a uma hora.

 
A grande maioria das reclamações recebidas pela ERS, cerca de 92%, são referentes a unidades de saúde privadas, uma vez que estes estabelecimentos são obrigados por lei a enviar para a reguladora as cópias de todas as queixas que recebem ao longo do ano. As reclamações das unidades públicas são remetidas para as administrações regionais de saúde e tratadas pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde

Mais de metade do total de reclamações do ano 2011, foram feitas na região de Lisboa e Vale do Tejo (65,4%). O Norte é responsável por 25,8%, o Centro por 5,4%, o Algarve por 2,7% e o Alentejo por 0,6%.


As queixas são sobretudo devido à Qualidade da assistência administrativa e por Tempos de Espera Superior a 1 hora.  Mas também há muitas reclamações por questões financeiras e de assistência humana, por problemas ligados ao acesso e às instalações.

 
Relativo ao processamento e tratamento de todas as reclamações e exposições enviadas para a ERS, conclui-se que a maior parte acaba por resultar em arquivamento, liminar ou sumário. Em menos de um décimo dos casos os problemas são resolvidos porque os prestadores garantem que vão corrigir a situação que deu origem à reclamação. Poucas são as situações (menos de 1%) em que se considera haver matéria suficientemente grave para a abertura de processos de inquérito (81 casos).


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